FRANCELINO DE SHAPANAN
FRANCELINO DE SHAPANAN
Francelino Vasconcelos Ferreira nasceu na Ilha de Marajó (PA) em 1949. Foi iniciado no Tambor de Mina em Belém (PA) por Mãe Joana de Shapanan (To Azonposiboji), cujas raízes iniciais remontam à Mina de São Luís (MA). Após a morte de Mãe Joana, Francelino foi adotado por Pai Jorge Itacy de Oliveira (Ka Dan Manja), líder do Terreiro de Iemanjá, também de São Luís. Pai Jorge havia sido iniciado anteriormente no Terreiro do Egito, fundado em 1864 por Basília Sofia (Massinoku Alapong), uma africana proveniente de Gana. Francelino de Shapanan cumpriu suas obrigações de 14 e 21 anos com o Pai Jorge de Itacy entre os anos de 1978 e 1985, respectivamente. Residiu dois anos na capital paranaense, onde chegou a abrir uma casa de santo. Mas foi na cidade de São Paulo que encontrou estabilidade para cultuar os Voduns e Encantados.
O nome Thoya Jarina é homenagem à Mãe Jarina, uma Encantada da Família do Lençol. Fundada em 22 de abril de 1977, na cidade de São Paulo, a Casa Thoya Jarina foi transferida para Diadema em 1992 e lá se firmou. Há dois destaques importantes na história do Pai Francelino. O primeiro diz respeito à sua trajetória antes da fundação da Casa. Seus dons, sua insígnia de fecundo organizador da religião, sua feitura de santo e até a complexa evolução espiritual dentro da tradição Jêje-Nagô e Encantaria Gentil. Aqui falamos do período entre 1964 e 1977. O segundo destaque é o período entre a fundação da Casa das Minas de Thoya Jarina e o seu falecimento, em 2007. A disposição intelectual e a postura mobilizadora fizeram dele, ao longo desses 30 anos, uma incontestável liderança espiritual no mundo da Umbanda e Candomblé.
Seus títulos sacerdotais: Abê Onokum (no Ilê Axé Iyemowá – São Luis/MA), Balogun (no Candomblé Casa das Águas com o orunkó XOTIKARÊ – Itapevi/SP), Araibatan (no Ilê Alakêtu Axé Ibualamo – São Paulo/SP) e Mogbá Xangô no Ilê Alakêtu Axé Airá – São Bernardo do Campo/SP). Há vasto material sobre a atuação de Pai Francelino, com destaque para a pesquisa acadêmica de Reginaldo Prandi e os registros audiovisuais de Roderick Steel.